top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto

Arteterapia

O que a psicologia tem a ver com arte? O ser humano ao longo da sua história sempre teve a necessidade de se expressar. Para se comunicar com o próximo, para dar vazão as suas emoções, pensamentos, percepções e crenças. Comunicamos-nos também, muitas vezes, por meio de imagens, cores, sons, poesia, estórias, dança. Essa capacidade de imaginação e de expressão, que são inatas no ser humano (qualquer pessoa tem), permitem a toda e qualquer pessoa criar a partir dos mais diversos materiais expressivos (folhas, tintas, argila, fantoches, panos, contos de fadas, mitos, imaginação) imagens que refletem seu mundo interno. É aí que se estabelece uma ligação entre a psicologia (pensamentos, emoções, comportamentos) e a arte, e que surge a Arteterapia.

Nesse processo de projetar imagens interiores em desenhos ou outras expressões externas, o paciente expõe também suas fantasias e conteúdos inconscientes. Dessa forma, com a ajuda do Arteterapeuta, o paciente pode encontrar prováveis sentidos para os conteúdos expressados e, aos poucos, captar os significados de aspectos de sua mente inconsciente exibidos pelos desenhos ao perceber, observar, sentir, pensar e comentar a respeito de seus trabalhos.

Em arteterapia não é necessário saber pintar, nem desenhar, nem fazer escultura, nem possuir qualquer outra habilidade artística ou experiência com artes. No processo arteterapeutico não existe uma avaliação estética daquilo que se faz, ou seja não tem certo e errado, feio ou bonito. O que existe é um constante processo de expressão, no qual o paciente é convidado a criar e observar a sua criação, dando forma aquilo que lhe angustia, que lhe traz sofrimento. Durante as sessões o objetivo é facilitar o processo de reorganização e equilíbrio interno, permitindo a pessoa descobrir novas possibilidades de ser.

 Ao se expressar em um processo arteterapêutico abre-se a possibilidade para o resgate da imaginação, contribuindo para a melhora da autoestima, facilitando a conexão com a criatividade e alegria em viver, além de atuar no desbloqueio emocional e autoconhecimento, estimulando transformações internas e promovendo assim saúde e bem estar.

Arteterapia então, pode ser definida como um processo terapêutico decorrente da utilização de modalidades expressivas diversas (as formas de arte, como pintura, escultura, desenho, colagem, música, dança, teatro) que servem a materialização de símbolos. Dessa maneira, a utilização dos materiais (tintas, papeis, músicas, movimentos corporais) em contato com a nossa subjetividade (nossa mente, sentimentos, pensamentos), possibilita e emersão de símbolos diversos.

 

Assim, essas produções representam a psique/mente/subjetividade em seus múltiplos estágios, o que estimula o intercâmbio entre inconsciente e a consciência, intensificando a função estruturadora do símbolo. Tais símbolos trazem para os indivíduos a possibilidade de conhecer, compreender, refazer, recuperar, rememorar, reparar e transcender.

Este processo colabora para a compreensão e resolução de estados afetivos conflituosos, favorecendo a estruturação a expansão da identidade/consciência através da criação.

 

Experimente dar cores e formas a suas emoções! 

Agende uma sessão entrando em contato:

Gean Carlos Ramos - Psicólogo e Arteterapeuta

TELEFONE: (47) 98865-1016

EMAIL: gean@integrart.com.br

Assine e atualize-se

Rua. Erich Froehner, 1957, fundos, Schroeder - SC -  89275000

Tel: (47) 98865-1016, integrart@itegrart.com.br

integrart_white_01.png
bottom of page